30 de dezembro de 2011

Meteorologia prevê tempo nublado e pancadas de chuva em quase todo o País durante Réveillon 2012



Para quem pretende começar a curtir as comilanças e beberagens derradeiras de 2011 e a as preliminares de 2012 é bom ficar de olho na previsão do tempo.
O Climatempo informa que na sexta-feira, a instabilidade persiste sobre o Norte do Brasil. No norte do Tocantins, no nordeste e no norte do Pará, no Amapá e em Roraima, o sol predomina, faz bastante calor e só chove de forma rápida a partir da tarde. Nas demais áreas da Região, o sol também aparece, mas o céu fica sempre com muita nebulosidade e há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora do dia.
No sábado, véspera de Ano Novo, o tempo segue muito instável em quase todo o Norte do Brasil. O sol aparece sempre entre muitas nuvens e há previsão de chuva a qualquer hora do dia. Em Roraima, no Amapá e no norte do Pará e do Amazonas, o sol aparece mais forte e só chove de forma rápida à tarde.
No primeiro dia de 2012, o sol ainda brilha mais forte no Amapá, em Roraima e no norte do Pará e do Amazonas, mas ainda ocorrem algumas pancadas de chuva a partir da tarde. A situação também não muda nas demais áreas do Norte. O sol aparece sempre entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia.
Nas demais regiões, alerta de chuva forte para as regiões Sudeste e Centro-Oeste neste fim de ano. Em Minas Gerais, um dos estados mais atingidos por temporais, a previsão é de chuva forte a moderada com trovoadas e rajadas de ventos em áreas isoladas em todo o estado, menos no sul e na Zona da Mata.
Desde outubro, Minas Gerais registra 37 municípios em situação de emergência. São mais de dois 2 milhões de pessoas afetadas pelos estragos provocados pelas enxurradas em 99 municípios.
No Espírito Santo, a previsão também é de chuva moderada a forte, com trovoadas e rajadas de vento. E, em São Paulo, deve haver fortes chuvas hoje (30). No interior do estado, há registros de estragos causados pelos temporais. Em Marília, rajadas de vento derrubaram um ginásio, causando a morte de um menino de nove anos que estava próximo ao local. Outras duas pessoas ficaram feridas. Há, ainda, registro de quedas de árvores.
No Rio de Janeiro, depois de dois dias em estado de atenção, a Defesa Civil Municipal retornou ao estágio de vigilância, que é o estado normal, mesmo quando não há previsão de chuvas. A previsão é de chuvas fracas e isoladas ao longo do dia.
No Centro Oeste, a previsão é de chuva moderada a forte em todos os estados. O Instituto Nacional de Meteorologia prevê tempo nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário