17 de novembro de 2011

Pará Rural libera R$14 milhões em crédito. Só dois projetos estão na região de Carajás


O governo do Pará mantém o Pará Rural, um programa de fomento à produção rural para famílias de assentados que vivem abaixo da linha da miséria. Criado ainda por Jatene em seu primeiro mandato, foi posto em prática realmente a partir do governo de Ana Júlia, com aporte de 100 milhões de dólares para ser gasto até 2014 no financiamento de Projetos de Investimento Produtivos, os PIPs.
Pois bem, hoje (17), aconteceu a primeira reunião do comitê gestor dos Projetos de Investimento Produtivo (PIP’s) do Pará Rural. Foram aprovados R$ 14 milhões para investimento em 14 projetos da agricultura familiar de associações do estado. Entre os projetos contemplados estão os da Associação de Apicultores de Aurora do Pará, Associação Flor do Marajó (Muaná), Associação do Alto Rio Anajás (Anajás), Associação de Criadores Extrativistas de Bagre (Bagre), Associação Boa Vista (Barcarena), Associação de Produtores de Belterra (Belterra), Associação Tucanu Açu (Breves), Associação da Comunidade Leandro (Curionópolis), Associação Hortifrutigranjeiros (Dom Eliseu), Associação Mojuense de Apicultores (Moju), Associação Agroextrativista de Fexal (Santa Isabel), Associação da Casa Familiar Rural (Santa Maria das Barreiras), Associação da Comunidade de Santa Clara (Porto de Moz) e o Instituto de Educação Ambiental de Paquetá (Limoeiro do Ajuru).
Como se vê, de todos os projetos aprovados, quase no final do ano e com a estação das chuvas se aproximando, apenas dois estão na região de Carajás!
Como tenho certeza que nossos agricultores não são nem mais nem menos competentes que seus colegas de outras regiões do Pará para elaborar os tais projetos de investimentos produtivos, só posso chegar à conclusão que, como "governar é fazer escolhas", Jatene já fez as suas, entenderam? E nós de Carajás não estamos entre elas.
Ou seja, ele já não nos "curte" mais. Talvez, daqui a três anos, quando a fome por votos aumentar e caso não tenhamos alcançado nossa autonomia, ele reapareça por aqui, com apertos de mãos, tapas nas costas e chamando a todos de "caboco". Mesmo sem "plantar" nada, ainda assim "colherá" votos por esta banda. Um filme tantas vezes visto. Infelizmente

Nenhum comentário:

Postar um comentário