11 de novembro de 2011

Exame divulga ranking das 100 melhores universidades do País

Estudo realizado pelos economistas Claudio de Moura Castro, Aldo Giuntini e Luciana Lima, divulgado hoje revela as 100 melhores e piores universidades do País. O estudo leva em conta apenas as notas obtidas pelos alunos das instituições de ensino no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Com isso, faculdades desconhecidas do grande público acabam alcançando bons níveis de excelência. O Instituto Militar de Engenharia (IME), no Estado do Rio, um dos centros de ensino mais conhecidos do País, ocupa a 3ª posição. A Faculdade Arquidiocesana de Mariana (MG) lidera o ranking.
Para chegar aos 100 nomes que compõem a lista, Castro e equipe calcularam a média aritmética de todas as notas de estudantes de uma mesma instituição.
Como os dados utilizados para a análise foram as notas do ENADE, que dependendo da área de conhecimento só acontece uma vez a cada quatro anos, o ranking não inclui as 2.377 unidades de ensino superior do país (número de 2010). Apenas 1.682 participam da pesquisa.
Curiosamente, 65% das melhores instituições, segundo esse critério, são privadas. Detalhe, muitas são afastadas dos grandes centros.
Entre as 20 primeiras não aparece nenhuma instituição da Região Norte. O Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas ocupa a 49ª posição no ranking e é a primeira na região. 4 estão no Nordeste e todas as demais no Sul/Sudeste do País.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário