16 de novembro de 2011

Diga Não e Não! Não às mentiras! Não ao preconceito!

Sem dúvida nenhuma os líderes das frentes a favor de Carajás e Tapajós precisam tomar providências judiciais contra o terrorismo e a desinformação que já é marca registrada da estúpida, arrogante e MENTIROSA campanha do "Não" no plebiscito aqui no Pará.
Acabei de assistir à propaganda eleitoral gratuita dos contrários à criação de Carajás e Tapajós e garanto que chega ser nauseante ver como um instrumento, que deveria ser usado para esclarecimento e informação aos eleitores, está sendo utilizado para fazer TERRORISMO E AMONTOAR MENTIRAS sobre um tema que é vital para o futuro de todos nós.
A questão da redivisão do FPE foi mais uma vez enfocada e a mentira deu o tom da "mensagem" da "Turma do Contra".
Vejam. Já demonstrei aqui que, hoje, o Fundo de Participação dos Estados (FPE) é dividido por 26 estados e o Distrito Federal. Com a criação de Carajás e Tapajós, o mesmo bolo, seguindo as mesmas regras, será dividido entre 28 estados e o Distrito Federal. Assim, sobre o mesmo território paraense, ao invés de incidir UMA cota de FPE, incidirão TRÊS COTAS DE FPE.
ESTA É A VERDADE!
Esta forma de partição de receitas de origem federal aplica-se ao FUNDEB e ao SUS, por exemplo.
E é assim não por que eu ou qualquer outro queira. É assim PORQUE A LEGISLAÇÃO FEDERAL ASSIM O DETERMINA!
Disseram hoje que Carajás e Tapajós nascerão devendo. É MENTIRA!
A lei determina que cada estado criado nascerá sem dívidas.
Até um economista foi recrutado para falar besteira e defender o famigerado rascunho de um técnico do Ipea, já desmoralizado pelo próprio órgão federal.
O pior e mais rasteiro golpe, contudo, não é este.
O que mais me preocupa é a insuflação feita de forma explícita na campanha do "Não" contra migrantes. Esse preconceito é perigoso e nojento. Através de depoimentos de "populares" fomos considerados "estrangeiros" em nossa própria terra! O locutor chegou a insinuar chamar-nos de ladrões, ao afirmar que "querem agora tirar nosso território".
O Pará, em sua origem foi colonizado por portugueses, depois vieram árabes e orientais. Encontraram aqui índios e mestiços e deram sequência à ocupação de nosso território. Esta convivência nem sempre foi pacífica. O preconceito existente entre portugueses, chamados "reinóis", e nativos deu origem à Cabanagem, uma revolta sangrenta e inútil que durou dez anos e atrasou o desenvolvimento do Pará em mais de um século.
Aparentemente, tínhamos aprendido que o preconceito é atraso de vida.
A campanha de Orly Bezerra, Zenaldo Coutinho e Celso Sabino reintroduzem, no Pará, esta chaga.
É preciso resistir!
Essa turma precisa entender que nem todas as armas são permitidas. Que nem todos os argumentos são válidos.
Esses arautos do atraso esquecem, por exemplo, que Antonio Lemos, o maior e melhor prefeito que Belém já teve em toda sua história, ERA MARANHENSE e veio do estado vizinho para liderar Belém na arrancada que a levou a ser considerada a "Paris na América".
Orly, Zenaldo e corriola precisam respeitar nossa história!
Não podem, em nome da vaidade pessoal e do oportunismo eleitoral, violar a um só tempo, a ética e a história.
Milhares de BRASILEIROS de todos os estados, até do Pará, vieram para Carajás e Tapajós. Encontraram uma terra inóspita e abandonada. Criaram cidades de verdade onde antes existiam apenas corrutelas. Produzem a carne que alimentam a mesa de todos nós, até mesmo de quem faz essa propaganda ridícula, estúpida e MENTIROSA.
Vejam bem.
Nasci e fui criado em Belém. Conheço cada avenida e cada beco da cidade que considero como a "Cidade Linda Mais Abandonada do Mundo". Curto a chuva das duas ou das três. Adoro açaí e maniçoba. E é por muito conhecer a cidade e a sua gente que deixo claro minha indignação.
Esta propaganda arrogante, mentirosa e agora, preconceituosa NÃO REPRESENTA O QUE PENSA O POVO DO PARÁ!
Orly, Zenaldo e Sabino flertam com o perigo. Estão nos empurrando para um confronto desnecessário e estúpido. Esse curso precisa ser interrompido. NÃO PODEMOS TRANSFORMAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE TRÊS NOVOS ESTADOS, QUE TRARÁ BENEFÍCIOS PARA TODOS, EM UMA GUERRA FRATRICIDA!
DIGA NÃO E NÃO! NÃO À MENTIRA! NÃO AO PRECONCEITO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário