8 de novembro de 2011

Comissões do Senado aprovam texto-base do Novo Código Florestal. Emendas serão votadas amanhã.

Os senadores da Comissão Conjunta de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovaram nesta terça (08) o texto-base do novo Código Florestal, relatado pelo senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC). Na CRA o texto foi aprovado por unanimidade (15 votos). Já na CCT foram 12 votos a favor e 1 contra, da senadora Marinor Brito (PSOL-PA).
A comissão conjunta deixou para amanhã, a partir das 8h30, a votação dos destaques, que são motivo de controvérsia. Entre eles, está uma proposta do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) que desobriga a recomposição de reserva legal apenas para agricultores familiares com propriedades de até quatro módulos fiscais, constituídas antes de 22 de julho de 2008.
A senadora Marinor Brito chegou a pedir vista do relatório, alegando que o tempo era curto para avaliação. No entanto, Marinor foi derrotada e prevaleceu a decisão anterior tomada em 25 de outubro pelas duas comissões, que determinava que não seriam concedidos novos pedidos de vista.
No relatório apresentado hoje, das 66 emendas que foram recebidas, o relator Luiz Henrique acatou três: de Cyro Miranda (PSDB-GO), Ana Amélia (PP-RS) e Paulo Paim (PT-RS). O senador Luiz Henrique ressaltou que o texto aprovado "não reflete uma opinião pessoal mas busca o consenso para que seja aprovado novamente pela Câmara e que não seja vetado pela presidente da República".
Depois de passar pelas duas comissões o novo projeto seguirá para a Comissão de Meio Ambiente, a última antes de ser votado no Plenário do Senado. O senador Jorge Viana (PT-AC) apresentará seu voto na comissão no dia 16, quando será concedido pedido de vista e marcada a data de votação do texto, prevista inicialmente para o dia 22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário