7 de novembro de 2011

Câmara de Marabá realiza audiência pública para discutir Alpa e pressionar Vale


Amanhã (08), a partir das 9h, a Câmara Municipal de Marabá realiza audiência pública para discutir a implantação da plantas técnica da Alumínios Laminados do Pará (ALPA) na cidade.
Cercada de incertezas a instalação deste projeto é considerada a maior alavanca para o desenvolvimento de Marabá e região.
A produção de aço laminado permitirá a implantação de chamado "Projeto Aline" no futuro Polo Metal-Mecânico.
O atraso nas obras e o descumprimento de algumas das condicionantes mitigadoras dos impactos decorrentes da Alpa fizeram disparar as críticas à Vale, empresa controladora do projeto.
O presidente da Câmara de Marabá, vereador Nagib Mutran chegou a afirmar que a Vale planejava vender o empreendimento e instalar a planta técnica da Alpa no Ceará.
A Vale desmentiu a informação, mas reconheceu que o cronograma está atrasado. Segundo consta, as licenças ambientais, de responsabilidade do Governo do Pará ainda não foram liberadas e uma das áreas destinadas à instalação da indústria permanece sub judice, impedindo o prosseguimento das obras de terraplanagem.
De toda sorte, amanhã alguns questionamentos duros deverão ser feitos e, a depender das respostas obtidas, o clima pode esquentar de vez esta relação de amor e ódio que a Vale costuma manter com as cidades que abrigam seus projetos.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário