22 de setembro de 2011

TSE julga agora PSD de Kassab

O Tribunal Superior Eleitoral começou a julgar agora à pouco o pedido de registro do PSD, partido liderado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
A Procuradoria Eleitoral apontou diversas irregularidades, que considerou "insanáveis", no pedido de registro do partido.
Segundo o MP Eleitoral o PSD precisava de 490 mil assinaturas mas foram validadas apenas 220 mil pedidos de filiação. Até títulos eleitorais de pessoas mortas foram usados para alcançar a meta. A Procuradoria Geral Eleitoral argumenta ainda que, ao pedir seu registro ao TSE, o partido precisa comprovar o registro em pelo menos 9 Tribunais Regionais Eleitorais e, na época de seu pedido ao TSE o PSD havia sido registrado apenas no TRE de Minas Gerais.  
A defesa acaba de pronunciar-se. Lembrou que 18 Tribunais Regionais Eleitorais (TRE's) já reconheceram o pedido de registro do PSD, o dobro do estipulado pela legislação eleitoral e que as filiações passaram pelo crivo dos TRE's, portanto presume-se que sejam legítimas.
Mesmo com esses vícios, a tendência é que o TSE acolha o pedido de registro do novo partido.
O PSD  deverá ter enorme crescimento no País. Aprovado seu registro, passará a ter a quinta maior bancada da Câmara Federal e formará na base de apoio à Dilma no Congresso Nacional. Especula-se que o PSD servirá como partido ponte para muitos parlamentares migrarem da oposição para a situação e escapar das regras da fidelidade partidária. A legenda poderá ainda fundir-se ao PSB, de Eduardo Campos, cada vez mais influente (acaba de eleger a mãe ministra do TCU), e que sonha disputar a Presidência da República.
O PSD conta ainda com estrelas ascendentes da política nacional como a senadora e pecuarista Kátia Abreu, que recentemente vem amainado o discurso contra o MST e já chegou a pedir mais verbas para assentamentos do movimento.
Aqui no Pará o PSD é controlado por Jatene que escalou seu alter-ego Sérgio Leão para presidir a sigla no Estado. Sérgio Leão, Secretário Especial de Gestão, tem a caneta cheia de tinta, instrumento capaz de atrair rapidamente muitos correligionários.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário