22 de agosto de 2011

Parauapebas fora da nova Universidade.Darci tenta reverter decisão do MEC

Parauapebas não consta como sede de um dos campi da nova Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
O prefeito de Parauapebas Darci Lermen (PT) considera um erro a decisão do MEC e tenta reverter a situação.
O plano de tornar Parauapebas um pólo de educação superior é antigo e começou no segundo governo de Bel Mesquita, e ganhou relevo com a eleição de Darci.
O prefeito sempre avaliou que o crescimento de Parauapebas e região gera intensa procura por mão-de-obra qualificada, justifica a implantação, de forma contínua e permanente, de cursos superiores particularmente nas áreas de saúde e tecnológicas na cidade.
Darci considera que na área de educação, Parauapebas apresenta índices excelentes quando comparada com as cidades da região do futuro Estado do Carajás. Tem o melhor Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB) da região e um dos melhores do Estado, vem investindo na qualificação de professores e conta com mais de 40 mil alunos matriculados. Isso gera uma forte demanda por cursos superiores.
Sem cursos mais atrativos sendo oferecidos na cidade, resta aos alunos que têm condições buscar vagas em outras cidades e até outros estados. Marabá, Goiânia e Araguaína são destinos certos destes alunos. 
A exclusão é um duro golpe nos planos de Darci que chegou a apresentar um projeto completo de campus que abrigaria inclusive cursos como medicina e algumas engenharias. O prefeito já se mobiliza para tentar reverter a decisão junto ao Governo Federal. Nos planos do MEC apenas Marabá (sede), Xinguara, Rondon do Pará, São Félix do Xingu e Santana do Araguaia estão contempladas receberão os campi da UNIFESSPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário