3 de fevereiro de 2019

Helder visita escolas deterioradas em Jacundá e garante reforma emergencial antes da volta às aulas



Após entregar a reforma da Delegacia de Jacundá, neste sábado (2), o governador do Estado, Helder Barbalho, visitou as escolas estaduais Irmã Dorothy Stang e Professora Maria da Glória Rodrigues Paixão, no município. E o que viu não o deixou nada satisfeito. Há muito a fazer para deixar as escolas com o mínimo de condições para receber os alunos a partir do dia 18 de fevereiro, quando começa o ano letivo na rede estadual de ensino.

Na escola Irmã Dorothy Stang, no bairro José Rasteiro, Helder encontrou a quadra esportiva completamente arruinada. Nas salas de aula, mesas deterioradas e carteiras quebradas, ventiladores sem funcionar e quadros sem condições de uso.



Ao todo, 570 alunos estão matriculados para cursar o 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio na escola em 2019, nos três períodos do dia. Segundo Francisco de Sousa, diretor da escola Irmã Dorothy, construída em 2008 e inaugurada em 2009, ela nunca passou por uma reforma.

“Estamos tristes com o abandono da escola, que está completamente sucateada. Mas hoje, com a visita do nosso governador, ficamos esperançosos e acreditamos que a melhoria virá”, disse Francisco de Sousa, funcionário público do Estado desde 1986.



Na escola Professora Maria da Glória Rodrigues Paixão, no centro de Jacundá, a situação não foi diferente. A última reforma no local foi em 2010, ainda na gestão da governadora Ana Júlia Carepa. Segundo a diretora, Rosilene Assunção, a falta de água, as instalações elétricas com defeito, e as carteiras quebradas tornam o ambiente da escola insustentável. As estruturas tanto da cantina, quanto dos banheiros também estão em péssimas condições.

Na escola "Maria da Glória" estão matriculados 1,4 mil alunos e nunca havia recebido a visita de um governador. “Nunca vi um governador ir à uma escola para verificar as condições em que ela está e ter esse contato direto com diretor, professor e aluno. Eu acredito muito no trabalho do Helder, principalmente, na área da educação. Espero que ele esteja sempre perto de nós para dialogar com quem trabalha na educação do Estado, dando força para o interior”, destacou Rosilene Assunção, diretora da escola.



O governador Helder Barbalho, garantiu que enviará investimentos para as escolas de Jacundá. “Nós estamos trabalhando com afinco, para que o calendário escolar inicie, simultaneamente, em todas as escolas do Estado no dia 18 de fevereiro. Agora, vamos trabalhar para que as escolas possam funcionar. Em janeiro, uma equipe da Seduc já esteve por aqui avaliando as condições e já encaminhamos os investimentos necessários para que os alunos, quando chegarem para o início do ano letivo, possam encontrar um ambiente adequado”, disse.

“Estarei, na próxima segunda-feira (4) em Brasília, com o ministro da educação, para apresentar a situação do Estado. Nós temos muitas obras que foram perdidas pelo governo passado, obras que não foram concluídas e que trazem prejuízos enormes para a educação do Pará, inclusive deixando o Pará inadimplente. Nós vamos limpar a área para poder garantir que o Estado esteja apto para receber novos investimentos, priorizando a educação”, conclui o governador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário