7 de agosto de 2012

Com procissão, imagem de N.Sra. de Nazaré encerra visita ao RJ

Neste último domingo (05), a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré saiu em procissão pela orla de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. A imagem passou a noite anterior em vigília na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro de Anchieta, e de lá seguiu venerada por centenas de fieis.
A Berlinda com a Virgem foi transportada no carro do Corpo de Bombeiros, mas uma corda de 100 metros foi colocada à disposição dos romeiros cariocas, que puderam pagar promessas e agradecer pelas graças alcançadas, tal qual no Círio de Belém. A procissão percorreu da Avenida Atlântica até a Rua Francisco Otaviano ao som de cantos e orações entoados pelos padres Omar e Jorjão.
A caminhada também passou pela Paróquia da Ressurreição, no bairro de Copacabana, onde Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, concedeu a bênção aos fieis. Ainda no início da tarde, a Imagem Peregrina chegou ao Centro de Tradições Nordestinas para receber várias homenagens das comunidades locais. No Centro, encontrou a réplica da Imagem de Nossa Senhora doada ano passado pela Diretoria do Círio, cujo manto foi renovado pelo próprio arcebispo.A programação do dia encerrou na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro do Acari, local em que foi realizado um novo minicírio, uma missa e um show com atrações musicais para celebrar a passagem da Imagem pelo quarto ano consecutivo na capital carioca.
Segundo Guto Nobre, Diretor de Procissão da Festa de Nazaré paraense, o objetivo dessas visitas é evangelizar, além de levar a força da tradição paraense para o estado do Rio. Para Nobre, essas visitas são muito importantes para as comunidades que as recebem, na medida em que muitas vezes a sua passagem antecede momentos de tensão, como a pacificação de alguns morros no ano passado.
Visita - A Imagem Peregrina, acompanhada de alguns membros da Diretoria da Festa, chegou ao Rio de Janeiro na última quinta-feira, dia 02, e desde então recebeu uma série de homenagens e celebrações pela cidade. Este ano, ganhou uma berlinda da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, que em 2013 baseará o desfile carnavelesco no Pará e no Círio de Nazaré.
Para o diretor coordenador do Círio em Belém, Kleber Vieira, a ida da imagem ao Rio tem se mostrado cada vez mais forte e entrou de vez para o calendário religioso da cidade. “Estamos muito felizes que a festa de Nazaré tenha tomado tanta força em outro estado. Essa vinda ao Rio é uma forma de divulgar a maior festa religiosa do Brasil”, avalia.
A Imagem Peregrina desembarcou nesta segunda-feira, dia 6, no Aeroporto Internacional de Belém. Ainda neste mês de agosto, estão previstas novas visitas a municípios do interior do Pará, como Bujaru e Igarapé-Mirí, já confirmados como novos destinos da santa padroeira. (Com informações da Arquidiocese de Belém)

Nenhum comentário:

Postar um comentário