23 de julho de 2012

PSDB pede investigação de blogs que apoiam PT. E a liberdade de expressão, tucanos?

Todos sabemos que a eleição municipal em São Paulo é estratégica para governo e oposição, que já miram em 2014. Todos os recursos de petistas e tucanos serão usados para vencer na capital paulista. Para o petismo, derrotar mais uma vez Serra será o começo do enterro da oposição; para o PSDB, será a largada rumo ao Planalto.
Dito isto, fica fácil perceber que depois que as pesquisas mostraram o empate técnico entre José Serra e Celso Russomano, na corrida pela prefeitura de São Paulo, os tucanos decidiriam partir para o ataque. Como avaliam que Russomano é um fenômeno passageiro, os emplumados acreditam que é melhor atacar o PT, que com Lula na campanha, pode complicar de vez o cenário paulistano.    
E resolveram atacar logo a Internet, que eles identificam como o local onde são menos aceitos e mais atacados.  
O PSDB pediu que a Procuradoria-Geral Eleitoral investigue o patrocínio de empresas públicas a sites e blogs acusados de apoiar o PT. Os advogados da direção nacional tucana afirmam que as páginas na internet são usadas como "centrais de coação e difamação de instituições democráticas" e como "instrumento ilegal de propaganda eleitoral".
O pedido de investigação foi entregue nesta segunda-feira (23), três dias depois que o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo acusou o PT de financiar "blogs sujos" e uma "tropa nazista" na web para atacar adversários.
"Basta olhar o jogo sujo (do PT) na internet, a tropa organizada, uma verdadeira tropa de assalto na internet. A SA nazista hoje tem outra configuração no Brasil atual, e é via internet, uma tropa de assalto na internet", disse Serra.
Em um discurso dirigido a candidatos a vereador de sua coligação e cabos eleitorais, Serra subiu o tom de suas críticas contra os petistas. Trata-se de uma estratégia do tucano para reforçar o engajamento da militância e a polarização da disputa eleitoral entre PSDB e PT. "O PT é um partido da máquina (do governo). Tirou o governo, acabou. Porque está inteiramente na máquina", disse.
Os tucanos acusam especificamente os blogs Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, e o site do jornalista Luis Nassif, de fazerem propaganda para candidatos apoiados pelo PT e defender os réus do escândalo do mensalão. Segundo o PSDB, as duas páginas recebem recursos da Caixa Econômica Federal, em forma de patrocínio.
A reclamação do tucanato, ao que parece, não procede.
Sendo verdade que Caixa, BB e Petrobras "patrocinam" os tais blogs que incomodam Serra, também é verdade que as mesmas empresas mantém publicidade em blogs de notórios oposicionistas de Dilma, Lula e do PT. Reinaldo Azevedo, Ricardo Setti e Ricardo Noblat costumam "baixar a marreta" no petismo e mesmo assim recebem a "babinha" da publicidade estatal.
O problema é que, sem militância relevante nas redes sociais, o tucanato não pretende deixar barato ao PT o controle da Internet, este que é um dos maiores meios de difusão de ideias jamais inventados. 
Nestas horas, o pragmatismo fala mais alto e os tucanos dão "aquela" banana para a liberdade de expressão. Fica parecendo que, para o PSDB, todos somos livres para expressar opiniões, desde que não sejam críticas aos tucanos. Parece coisa de gente autoritária... e é!

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