Os serviços são prestados utilizando-se diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo - TVC), mediante utilização do espectro radioelétrico em microondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal - MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura - TVA), e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite - DTH).
A participação dos serviços prestados via satélite (DTH) atingiu 58,1% da base e a dos serviços a cabo alcançou 40,6% dos assinantes. Em junho de 2011, os serviços DTH representavam 50,6% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo possuíam 46,9% de market share.
Em junho de 2012, o DTH, com a adição de 200,2 mil assinantes, cresceu 2,4%. O universo de assinantes que recebem os serviços via TV a cabo registrou acréscimo de 50 mil novas assinaturas - crescimento de 0,9% em junho. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 10,3 mil assinantes no mesmo período, o que representou queda de 4,4% de sua base.
Enquanto as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste apresentaram índices de crescimento acima da média nacional, as regiões Sul e Sudeste registraram crescimento inferior. Entretanto, das 3,4 milhões de novas assinaturas registradas nos últimos 12 meses, quase 2,5 milhões ocorreram nas regiões Sul e Sudeste.
O grupo NET/Embratel é o que tem maior participação de mercado, com 7.824.438 de assinantes. A SKY/Directv (4.475.837 assinantes), a Telefônica/Abril (659.428), a Oi (486.539) e a GVT (219.896) completam a lista dos cinco maiores grupos econômicos prestadores dos serviços de TV por Assinatura.
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