1 de setembro de 2011

Tucanos de olho em Parauapebas

Afastados do poder em Parauapebas desde 1999 quando Bel Mesquita trocou o PSDB pelo PTB, os tucanos eriçam suas penas e afiam os bicos rumo às eleições 2012. Está nos planos de Jatene ter candidatos competitivos nos municípios considerados estratégicos, Pebinha de Açúcar entre eles.
Pensando assim a tucanada vem tentando reorganizar a sigla, agora sob o comando de Zé Rinaldo, empresário de sucesso na cidade e ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (ACIP). Na segunda (29) os tucanos fizeram festa para dar posse à nova comissão executiva municipal e receber filiações. Cerca de 120 pessoas filiaram-se ao partido, entre eles figuras conhecidas aqui e alhures como Dário Veloso, que chegou a ser candidato à prefeito em Parauapebas em eleições anteriores.
Aparentemente, com o afastamento de Faisal Salmen da ribalta e com Jatene no governo, o partido voltou a ser atraente para quem almeja uma vaga na Câmara Municipal ou, quem sabe, aquela mais disputada no Morro dos Ventos.
Nomes alternativos, como o de Valmir Mariano, o "Valmir da Integral", foram e estão sendo cogitados pelos tucanos, mas, caso não consigam atrair nomes mais competitivos, os "bicudos" irão mesmo de Zé Rinaldo. Um dos "engenheiros" dessa obra confidenciou ao blog que, apesar de ter apenas 3% de intenções de votos, Rinaldo apresenta o menor índice de rejeição entre todos os pré-candidatos e ainda não houve aquela campanha maciça de fixação de nome e imagem. Articuladores próximos a Jatene estimam que o moço pode decolar nas asas do tucano-mor.
Dois problemas podem complicar o voo da tucanada. Em primeiro lugar, as dificuldades óbvias de costurar um leque de alianças confiável e competitivo; e em segundo lugar, ninguém garante que mesmo toda a oposição reunida (fato improvável), seja páreo para a "turma da estrela" que comprova-se cada vez mais competente quando o assunto é ganhar eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário