20 de agosto de 2011

Redações sob ataque: "Xingu Vivo" acaba de aparelhar o Portal ORM ou pelo menos o cérebro do repórter

A foto que vai aí em cima está no Portal ORM. Ela com certeza é a que melhor retrata a manchete "Ato contra Belo Monte reúne centenas de pessoas".
Como se lê Aqui, os próprios organizadores do "ato" afirmam ser duzentos (logo DUAS CENTENAS) os participantes.
Ou seja, um fiasco. Considere a população de Belém e a coisa fica ainda pior.
Manchetes como "Fracassa ato contra Belo Monte" ou "População ignora protesto contra Belo Monte", seriam muito mais recomendadas em qualquer manual de redação.
Mas, não no Portal ORM!
Finalmente aquilo que tantos queriam finalmente aconteceu!
As ORM, tão odiadas por tantos, agora estão do lado do "bem".
Pelo que lê-se na matéria, o "Movimento Xingu Vivo" invadiu e ocupou, senão o Portal ORM, pelo menos a cachola um tanto oca do seu repórter.
Esse bravo combatente da liberdade não se furta em descrever o trajeto e os eventos que ao longo dele sucederão. A parte que eu realmente gosto é quando este portento narra que"vários ônibus vindos de municípios da região metropolitana de Belém trouxeram participantes para a caminhada". E mesmo assim apareceram apenas 200 almas e alguns cachorros vira-latas?
Quase chorei (de rir) ao imaginar a cena: essas 200 almas indo em direção ao Rio Guamá, um dos maiores da Região Metropolitana de Belém e em seguida abraçando-o "em nome de todos os rios da Amazônia"!
Lá pelo final, empolgado com a iminente tomada do Poder pelos integrantes do "Xingu Vivo" solta esta pérola: "O projeto de Belo Monte é parte da construção de um complexo de 17 usinas hidrelétricas espalhadas pelos rios Tapajós, Araguaia, Tocantins e Madeira, que terá consequências negativas e desastrosas ainda maiores para a Amazônia. Estas obras serão realizadas por grandes empreiteiras instaladas no país, que inclusive foram as principais finan-confirciadoras da campanha eleitoral da atual presidente Dilma Roussef". Claro que tudo "segundo o Movimento Xingu Vivo".
E segue deslumbrado esse nosso John Reed Papa-Xibé: "Em Altamira e região, vão acontecer manifestações com a participação de indígenas, ribeirinhos e pescadores. E Santarém também está engajada com um ato público organizado pela União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém (UES) e pela Frente em Defesa da Amazônia (FDA)."
Ou seja, nas letras apaixonadas deste bravo repórter do Portal ORM faltou apenas aquele informe tão "equilibrado" que era atribuído à Convergência Socialista (hoje, PSTU) segundo o qual "o capitalismo vive sua última crise e o socialismo avança pelos quatro cantos da terra".
Falando sério, Belo Monte é estratégica para o desenvolvimento da Amazônia.
As necessidades crescentes de energia, em especial as de "baixo carbono", como a energia elétrica, são crescentes e a forma encontrada, hoje, causa infinitamente menos impacto que Tucuruí, produzindo quase a mesma quantidade de energia.
Por isso é bom ter calma, rapaziada, na hora de criticar.
Vamos maneirar na "planta" porque senão o bicho pega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário