1 de dezembro de 2017

#Copa da Rússia - Seleção Brasileira pega "grupo baba" - mais uma vez e só sem-vergonhice pode complicar classificação


Acabou instantes atrás o sorteio dos grupos da fase final da Copa do Mundo da Rússia e o Brasil, no grupo E, pegou o "grupo baba", como sempre. Contando com Brasil, Suíça, Costa Rica e Sérvia, é um dos mais fracos da Copa e só muita sem-vergonhice da seleção dirigida por Tite poderia acrescentar algum drama à classificação dos brasileiros à fase seguinte.

A seleção de Tite estreia no 17 de junho em Rostov contra a Suíça. Depois pega a Costa Rica no dia 22 de junho, em São Petesburgo, e fecha a primeira fase contra a Sérvia em Moscou, dia 27 de junho.

A Suíça, adversária do Brasil na estreia, venceu seis partidas seguidas em seus últimos dez jogos. O problema - para os suíços - é que venceram seleções praticamente amadoras como Ilhas Faroé (acredite! Esse país existe!), Andorra e Bieolorrússia. Em seu último confronto com uma seleção de nível médio, no dia 10 de outubro deste ano, foi derrotada por Portugal pelo placar de 2a0.

A Costa Rica será a segunda adversária do Brasil e é outra "baba". Nos últimos dez jogos, os costarriquenhos venceram apenas três jogos (contra Guiana Francesa, Panamá e Estados Unidos). Recentemente, essa fraquíssima seleção foi devidamente goleada pela Espanha (5a0). Junto com Arábia Saudita e Marrocos, a Costa Rica é candidatíssima a ser um dos sacos-de-pancadas da Copa.

A Sérvia será a última adversária e a única que pode - num dia mágico em que tudo dê certo para os sérvios e tudo errado para os brasileiros - causar alguma preocupação. Nos últimos dez jogos venceu cinco, empatou três e perdeu apenas dois. Parece um bom retrospecto, mas não é. As vitórias foram contra seleções sofríveis como Geórgia, Moldávia e China!

Entre os três primeiros adversários da Seleção Brasileira, os sérvios são os únicos que teriam coragem de atacar. Os demais, vão se defender na esperança que 1- o tempo passe logo; 2 - que Jesus, Coutinho e Neymar não estejam em campo; 3 - que tenham uma chance de contra-ataque nas costas de Dany Alves ou Marcelo e que Casemiro ou Renato Augusto escorreguem na hora de cobrir os laterais; e 4 - finalmente, que os deuses do futebol sejam piedosos e que eles levem apenas um ou dois gols.

Só a displicência ou a arrogância pode atrapalhar a seleção de Tite na fase de grupos e colocar em risco a classificação à fase seguinte. A partir das oitavas, é outro papo. A tendência será enfrentar adversários mais fortes e capazes de surpreender os brasileiros.

Veja a seguir todos os grupos da fase final da Copa do Mundo:

Grupo A: Rússia, Uruguai, Egito, Arábia Saudita
Grupo B: Portugal, Espanha, Irã, Marrocos
Grupo C: França, Peru, Dinamarca, Austrália
Grupo D: Argentina, Croácia, Islândia, Nigéria
Grupo E: Brasil, Suíça, Costa Rica, Sérvia
Grupo F: Alemanha, México, Suécia, Coreia do Sul
Grupo G: Bélgica, Inglaterra, Tunísia, Panamá
Grupo H: Polônia, Colômbia, Senegal, Japão

Nenhum comentário:

Postar um comentário